domingo, 24 de agosto de 2008

Curso de mergulho - Com quem tirar??


Tirava o brevet de aviação com alguém que tenha apenas meia dúzia de horas de voo? Não??.... Então como é que pondera tirar um curso de mergulho com alguém que, embora certificado, praticamente não mergulha?


Que dúvidas existem para quem está a pensar tirar um curso de mergulho? Como dissipar essas “dúvidas”? A meu ver apenas com algumas questões ao(s) instrutor(es):




  1. Há quanto tempo mergulha? – Existem no mercado instrutores que mergulham há muito pouco tempo, não tendo ainda adquirido a maturidade nem experiência suficiente para ensinar correctamente novos mergulhadores. Ás vezes pergunto o que será que ensinam e que experiência passam aos seus alunos….


  2. Quando mergulhou pela última vez? – O instrutor deve mergulhar todos os meses, incluíndo nos de Inverno.


  3. Quantos mergulhos faz por ano? – Uma resposta aceitável será sempre acima de 70 mergulhos por ano para quem vive no norte do Pais e acima de 100 mergulhos para quem vive no centro/sul do Pais. Os mergulhos que fazem são uma estimativa do número de mergulhos que terá possibilidade de fazer durante o mesmo período de tempo.


  4. Que tipo de apoio dá aos seus alunos após a formação? – Será que a escola onde vai tirar informações tem todo o equipamento necessário para que possa mergulhar regularmente, como garrafas, compressor, nitrox, embarcação, plano de actividades, disponibilidade e staff competente? Ou será que é apenas uma loja com excelente fachada (também acontece com regularidade)?


  5. Há possibilidade de fazer formação continua? – Ou fica pelo primeiro nível? Ou então tira o segundo nível sem ter feito os mergulhos suficientes e sem qualquer tipo de experiência (acontece regularmente).

Mergulhem com segurança.

Sem comentários: